ÁREAS DE ATUAÇÃO DO DESPACHANTE DOCUMENTALISTA

De acordo com o Art. 1º do Regulamento Geral da Profissão de Despachante Documentalista previsto na Lei Federal nº 10.602/2002, os Despachantes podem atuar em 12 áreas, como discriminado à seguir:

  • Despachante Documentalista de Veículos Terrestres
  • Despachante Documentalista Marítimo
  • Despachante Documentalista Aeronáutico
  • Despachante Documentalista de Registro Comercial
  • Despachante Documentalista Imobiliário
  • Despachante Documentalista Previdenciário
  • Despachante Documentalista de Direitos Autorais
  • Despachante Documentalista Agropecuário
  • Despachante Documentalista de Relações Exteriores de Pessoas Físicas e de Sociedades Empresariais
  • Despachante Documentalista de Produtos Controlados
  • Despachante Documentalista de Meio Ambiente
  • Despachante Documentalista de Registro de Arma de Fogo

COMO SE TORNAR UM DESPACHANTE DOCUMENTALISTA

Para se inscrever como despachante documentalista junto ao CRDDMG, o interessado deverá apresentar a documentação necessária na secretaria do conselho para avaliação.

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.

CRDDMG INICIA PARCERIA COM A CAIXA 

A Caixa Econômica Federal está disponibilizando para os Despachantes do CRDDMG a possibilidade de serem Correspondentes Bancários através do programa Caixa Aqui, onde os mesmos poderão operar em todos os serviços Caixa, tais como pagamentos diversos, recebimentos, etc.

O Despachante atuará como uma Casa Lotérica, em todas as suas funções, exceto jogos.

O cadastro dos Despachantes de Belo Horizonte, poderá ser feito na agência da Caixa: Rua Tupinambás, nº 462, Centro – Belo Horizonte/MG.

O cadastros dos Despachantes de cidades do Interior, poderá ser feito na agência de sua cidade.

Para mais informações, entre em contato pelo número (31) 3215-3223 ou pelo email comunicacao@crddmg.org.br.

Mais uma conquista do CRDDMG através do Presidente, Sr. Chrispim.

LEI ESTADUAL Nº 1641 APROVADA PELA CCJ

O Projeto Lei de nº 1641 do ano de 2015, altera os dispositivos da Lei 18.037, de 12 de Janeiro de 2019, que dispõe sobre o cadastramento de entidades representativas de Despachantes e dá outras providências, da autoria do Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva, bem como com o apoio da Deputada Rosângela Reis.

Em 14 de Maio de 2019, o Projeto Lei foi distribuído à Comissão de Segurança Pública a pedido do Deputado Sargento Rodrigues e teve o parecer aprovado, conforme decisão publicada no Diário Legislativo em 16 de Maio de 2019, página 27.

Já em 10 de Dezembro de 2019, o Projeto Lei foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 4 votos a 1 da Assembléia Legislativa de Minas Gerais; Publicado no DL em 11 de Dezembro de 2019, página 37.

Atualmente, a PL está em tramitação na Comissão de Administração Pública, aguardando deliberação em dois turnos do Plenário.

Já em 10 de Dezembro de 2019, o Projeto Lei foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 4 votos a 1 da Assembléia Legislativa de Minas Gerais; Publicado no DL em 11 de Dezembro de 2019, página 37.

Atualmente, a PL está em tramitação na Comissão de Administração Pública, aguardando deliberação em dois turnos do Plenário.

APROVADA A REDAÇÃO FINAL DA LEI Nº2022/2019 PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO CONGRESSO NACIONAL

No dia 14 de Maio de 2019 os presidentes do CRDD e do CFDD/BR se reuniram em Brasília para a assembléia geral do conselho.

Neste dia, também, aconteceu a inauguração da Frente Parlamentar mista de apoio ao Despachante Documentalista do Brasil, visando a aprovação do projeto Lei 8085/2014 para inserção do despachante documentalista na legislação de trânsito mediante a alteração do artigo 22 do Código de Trânsito Brasileiro, bem como a aprovação do projeto Lei 2022/2019 que regulamenta o exercício da profissão.

Atualmente, o Projeto Lei teve a sua redação final aprovada pela Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, em Brasília e como próximo passo, será analisado pelo Senado Federal.

REINAUGURAÇÃO DO PONTO DE APOIO NO BAIRRO GAMELEIRA

No dia 18 de Junho de 2019, o CRDDMG reinaugurou o PONTO DE APOIO para os Despachantes Documentalistas.

Localizado na Rua Miguel Gentil, n°480, bairro Gameleira em Belo Horizonte/MG, o espaço está aberto para auxiliar os Despachantes que estiverem na região.

Contamos com a presença da nossa Diretoria, algum de nossos colaboradores (Cristina e Joyce) e com vários amigos Despachantes (entre eles Rodrigo Sorriso e Heleno).

Fomos prestigiados também pela presença do Sr. Paulo, representante do DETRAN/MG e pelas empresas parceiras que ofertam qualidade de vida e maiores possibilidades de rentabilidade para os Despachantes do CRDDMG (Unimed-BH, Localizei, Valide e Cappta).

1º SEMINÁRIO DOS DESPACHANTES DOCUMENTALISTAS DO ESTADO DE  RONDÔNIA

palestra-rondonia

O Presidente do CRDDMG, Sr. Chrispim José da Silva, foi a Rondônia no dia 14/11/2019, para participar do 1° Seminário dos Despachantes Documentalista do Estado de Rondônia. Esse evento contou com a participação do Deputado Federal, Mauro Nazif (PSB-RO), autor do Projeto de Lei 2022/19 que regulamenta o exercício da profissão de Despachante Documentalista.

O nosso Presidente ministrou palestra no evento com o título “O Despachante e o Shopping de Serviços”, onde sugeriu aos presentes que na atualidade o escritório de Despachante deve ofertar facilidades, soluções e abranger o maior número de serviços aos seus clientes e/ou cidadãos.

O Sr. Chrispim utilizou como exemplo as parcerias firmadas no CRDDMG que possibilitam aos membros credenciados, ora Despachantes Documentalistas, a crescerem profissionalmente, utilizando os seus escritórios como ponto de apoio e soluções para população mineira.

InstagramLinkedin

Notícias anteriores

Setembro     |     Junho/Agosto     |     Maio     |    Abril     |     Março     |     Fevereiro     |     Janeiro    |     2019